Curiosamente, quando bem trabalhada, a poesia pode se mostrar uma surpreendente ferramenta para a formação de leitores. As atividades que envolvem o gênero lírico podem ser aplicadas em quaisquer faixas etárias, mas é fundamental que o professor tenha discernimento em selecionar os textos que serão lidos, e que estes se encaixem no perfil de cada sala ou turma. Vale lembrar que cada uma delas apresenta traços e características distintas.
A atividade de um professor, nos dias atuais, não é tarefa das mais fáceis. Segundo dados estatísticos, uma das profissões mais estressantes e menos valorizada é a arte da docência. Os desafios em qualquer sala de aula são inúmeros e passam por diversas questões. Salas numerosas, falta de investimentos adequados, salas numerosas, excesso de trabalho extra, remuneração baixa, despreparo por parte do profissional, violência por parte dos estudantes, falta de resultado ou manipulação do mesmo. Realidade tanto vista em redes estaduais quanto municipais. Se, por outro, há a rede privada, a qual pretende ser distinta de tudo isto, os problemas também existem e nem sempre são de outra ordem: excesso de trabalho não remunerado, contingência de aluno, pressões comerciais em busca de mais clientes e melhores resultados nas provas governamentais. De fato, estes poucos itens podem por si só explicar o porquê de ser uma das carreiras menos desejadas no país.
Ainda assim, há ainda profissionais apaixonados e que dedicam muito se seu tempo a tentar fazer o melhor que possam, diante de quais quer que sejam as condições de trabalho. Há relatos que contradizem as tais estatísticas e mostram que trabalhos bem feitos e atividades que envolvem tanto professor e aluno, podem sim, espelhar uma realidade diferente e cumprir o papel efetivo da escola: formar cidadãos. Um exemplo disso são as atividades que envolvem o ensino de poesia, que pode parecer contraditório, uma vez que o Brasil está em posições bem abaixo do desejado no que concerne à formação de leitores, em particular dos que leem poesia.
Curiosamente, quando bem trabalhada, a poesia pode se mostrar uma surpreendente ferramenta para a formação de leitores. As atividades que envolvem o gênero lírico podem ser aplicadas em quaisquer faixas etárias, mas é fundamental que o professor tenha discernimento em selecionar os textos que serão lidos, e que estes se encaixem no perfil de cada sala ou turma. Vale lembrar que cada uma delas apresenta traços e características distintas.
Para fazer um sarau literário é fundamental que um longo trabalho seja realizado. O que poderá durar até um bimestre – ou no caso de escolas que tenham o sistema trimestral, grande parte do trimestre.
Apresente, em primeiro lugar, o gênero lírico. Algumas aulas expositivas seguidas de leituras são essenciais. Para esta primeira etapa, reserve ao mesmo 4 aulas. Procure definir o que é lírico – palavra que provêm de lira – instrumento musical usado para fazer acompanhamentos de textos que eram declamados. Se a turma ajudar, o ideal é fazer um levantamento cronológico, apontando as diferentes formas de fazer poesia desde a antiguidade.
Referência bibliográfica:
Postagem de Fernanda Bissoli Teixeira
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