sábado, 30 de maio de 2015

Atividades pedagógicas lúdicas


Ditados interativos e recortados
 
           O ditado interativo ajuda o aluno na grafia das palavras. Desenvolve habilidade na escrita correta e incentiva a resolver dúvidas ortográficas das palavras.
O ditado recortado auxilia no processo de alfabetização, pois é um ótimo exercício para o desenvolvimento das fases iniciais de escrita.
Há diversas maneiras de se trabalhar com o ditado interativo, por exemplo:
·         Mudo com letras: Mostrar uma letra e o aluno deverá escrever uma palavra com a letra indicada
·         Apagão: A professora escreve a palavra no quadro e logo em seguida apaga. Os alunos devem escrever a mesma palavra, assim podemos perceber qual a grafia que ficou na memória.
·         Sílabas: Mostrar uma sílaba para os alunos, e eles deverão escrever uma palavra que contenha esta sílaba.
O ditado recortado deve ser trabalhado da seguinte maneira: O aluno receberá uma folha de sulfite com os símbolos das palavras, e a escrita logo abaixo. O aluno deve recortar a palavra referente ao símbolo e colá-lo abaixo da figura.
Objetivo:
O objetivo destas atividades é a estratégia de ensino para trabalhar ortografia e normas gramaticais.

Palavras trocadas

 O jogo palavras trocadas auxilia o aluno na memória associativa, vocabulário, lógica, memória visual, etc. Para jogar, cada jogador escolherá as letras suficientes para compor uma palavra, mas não as colocará em ordem. A palavra escolhida deverá ser mantida em segredo. Após a escolha, os jogadores trocarão os cartões e cada um procurará organizar o vocábulo pensado pelo outro. Será considerado vencedor quem primeiro fizer a palavra.

             Objetivo:

O objetivo deste jogo é  trabalhar a memória associativa da criança, memória visual, grupo de palavras e a organização.

  Bingo de palavras

  
 

 

 
 
 
 
  A professora organiza as crianças em grupos de três, assim consegue fazer com que uma criança consiga auxiliar a outra, caso necessário.  Após a organização das crianças, a professora distribui uma cartela para cada uma, e assim inicia-se o jogo de bingo. A professora tem nas mãos, a palavra e a figura correspondente em cada peça, que irá sortear, assim a criança também consegue memorizar a palavra com o objeto. A criança ganha quando conseguir completar toda a cartela.
Objetivo:

O objetivo do bingo com palavras é a criança desenvolver a leitura e a soletração, associação das figuras às palavras e suas iniciais, além de desenvolver a socialização e espírito de competição.

Caça ao sinônimos e antônimos

 


            A professora deve fazer com que os alunos formem pares utilizando duas cartas, por exemplo: para sinônimos (alegre/feliz), para antônimos (alegre/triste).
A professora organiza as crianças em grupos, de no máximo 4, e distribui as palavras. Nas mãos fica com os correspondentes pares dos sinônimos e antônimos.  A brincadeira começa, quando a professora sorteia uma palavra, e as crianças devem achar o par, sinônimos ou antônimos, por exemplo: (alegre/feliz (sinônimos)  ou alegre/triste (antônimos). Ganha o jogo a turma que mais conseguir formar pares. Para este jogo, deve-se ter mais de um par de cada palavra, para que a distribuição dos alunos sejam iguais.
 Objetivo:
              Associar sinônimos e antônimos e enriquecer o vocabulário.
 
Postagem de Deise Valeria Oliveira de Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário