O
ditado recortado auxilia no processo de alfabetização, pois é um ótimo
exercício para o desenvolvimento das fases iniciais de escrita.
Há
diversas maneiras de se trabalhar com o ditado interativo, por exemplo:
·
Mudo com letras: Mostrar uma letra e o aluno
deverá escrever uma palavra com a letra indicada
·
Apagão: A professora escreve a palavra no
quadro e logo em seguida apaga. Os alunos devem escrever a mesma palavra, assim
podemos perceber qual a grafia que ficou na memória.
·
Sílabas: Mostrar uma sílaba para os alunos, e
eles deverão escrever uma palavra que contenha esta sílaba.
O
ditado recortado deve ser trabalhado da seguinte maneira: O aluno receberá uma
folha de sulfite com os símbolos das palavras, e a escrita logo abaixo. O aluno
deve recortar a palavra referente ao símbolo e colá-lo abaixo da figura.
Objetivo:
O
objetivo destas atividades é a estratégia de ensino para trabalhar ortografia e
normas gramaticais.
Palavras
trocadas
Objetivo:
O
objetivo deste jogo é trabalhar a
memória associativa da criança, memória visual, grupo de palavras e a
organização.
A
professora organiza as crianças em grupos de três, assim consegue fazer com que
uma criança consiga auxiliar a outra, caso necessário. Após a organização das crianças, a professora
distribui uma cartela para cada uma, e assim inicia-se o jogo de bingo. A
professora tem nas mãos, a palavra e a figura correspondente em cada peça, que
irá sortear, assim a criança também consegue memorizar a palavra com o objeto.
A criança ganha quando conseguir completar toda a cartela.
Objetivo:
O
objetivo do bingo com palavras é a criança desenvolver a leitura e a
soletração, associação das figuras às palavras e suas iniciais, além de
desenvolver a socialização e espírito de competição.
Caça
ao sinônimos e antônimos
A
professora organiza as crianças em grupos, de no máximo 4, e distribui as
palavras. Nas mãos fica com os correspondentes pares dos sinônimos e
antônimos. A brincadeira começa, quando
a professora sorteia uma palavra, e as crianças devem achar o par, sinônimos ou
antônimos, por exemplo: (alegre/feliz (sinônimos) ou alegre/triste (antônimos). Ganha o jogo a
turma que mais conseguir formar pares. Para este jogo, deve-se ter mais de um
par de cada palavra, para que a distribuição dos alunos sejam iguais.
Objetivo:
Associar
sinônimos e antônimos e enriquecer o vocabulário.
Postagem de Deise Valeria Oliveira de Amorim
Nenhum comentário:
Postar um comentário