sábado, 30 de maio de 2015

Entrevistas sobre as diversas visões da educação


Entrevistado 1 – Homem, 45 anos, Engenheiro

1- Quais foram os conteúdos de história mais importantes que marcaram a sua formação?
    Na minha época a professora nos falava muito sobre a descoberta do Brasil, depois colonização do Brasil, Pacto Colonial. Toda sexta-feira cantávamos o hino nacional.

2- Quais eram os métodos utilizados para ensinar história?
   O professor usava muitos textos dos livros didáticos e explicava o conteúdo. Tinha uma professora que ensinava história de olhos fechados, seguindo o conteúdo. A forma de aprender era decorando os textos dos livros didáticos. Não tínhamos nenhuma aula experimental, atividades fora da escola como visitação em museu, etc.

3- Quais eram as atividades frequentemente realizadas?
    Eram textos nos livros didáticos e várias perguntas, onde as respostas tínhamos que localizar dentro deste mesmo texto. Não tínhamos acesso a internet, os trabalhos que entregávamos eram pesquisados em bibliotecas municipal, e eram escritos a mão.

4- Você lembra algum conteúdo que foi significativo para você? Em caso afirmativo, justifique.
    O que mais me marcou foi a libertação dos escravos, pois minha família é negra.

Entrevistado 2 – Mulher, 40 anos, Enfermeira

1- Quais foram os conteúdos de história mais importantes que marcaram a sua formação?
     Eu me recordo muito da Independência do Brasil e Cristovão Colombo.

2- Quais eram os métodos utilizados para ensinar história?
   Com leituras de textos, conteúdo dado pela professora na lousa.

3- Quais eram as atividades frequentemente realizadas?
    Os conteúdos eram trabalhados com livros, jornais e revistas.

4- Você lembra algum conteúdo que foi significativo para você? Em caso afirmativo, justifique.
   Eu lembro de uma música, que a professora nos ensinou para guardarmos as data. “Foi no dia 7 de setembro ano de 1822, que Dom Pedro deu o grito do Ipiranga e o Brasil em liberdade, então se pôs lembrar também de José Bonifácio, que ajudou a liberdade da nação da independência ele foi o patriarca.”

Entrevistado 3 – Aparecida Rejane, 27 anos, Professora

1- Quais foram os conteúdos de história mais importantes que marcaram a sua formação?
   O descobrimento do Brasil e o dia do índio.

2- Quais eram os métodos utilizados para ensinar história?
    Por meio dos livros

3- Quais eram as atividades frequentemente realizadas?
   Pesquisas, e a professora nos pedia resumo no final da aula.

4- Você lembra algum conteúdo que foi significativo para você? Em caso afirmativo, justifique.
   O descobrimento do Brasil, porque é a história do País onde vivo. Foi significativo saber como se deu o nome do Brasil, e descobrir sobre a cultura dos nossos antepassados.

Entrevistado 4 – Homem, 40 anos, Engenheiro

1- Quais foram os conteúdos de história mais importantes que marcaram a sua formação?
    Foram Descobrimento do Brasil, A Proclamação da Independência do Brasil, Abolição da Escravatura e o Fim da Ditadura Militar.

2- Quais eram os métodos utilizados para ensinar história?
    Utilizávamos livros de história e a professora nos dava exemplos dos fatos ocorridos.

3- Quais eram as atividades frequentemente realizadas?
Resposta: Eram feitas com trabalhos em grupos, questionários, resumos e pesquisas.

4- Você lembra algum conteúdo que foi significativo para você? Em caso afirmativo, justifique.
   A Independência do Brasil. Pela importância do nosso país ter se tornado independente de Portugal criando sua própria política.
   A Abolição da Escravatura. Por me sentir chocado com o fato de usarem seres humanos para mão de obra escrava e também como mercadoria, não os deixando ser donos de suas próprias vidas.

Postagem de Deise Valéria Oliveira de Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário